Compay Segundo - Músico:

"Como músico e como cubano, estou percebendo que é muito positivo a criação desse sítio, devido às grandes relações que existem entre Brasil e Cuba. Percebo isso porque Brasil e Cuba sempre se entenderam muito bem e os cubanos gostam muito da música brasileira. Eu, em minhas apresentações, sempre canto uma canção do Brasil. E agora peço à você que leve minhas recordações ao Brasil. Compay Segundo saúda os brasileiros!"


Entrevista a Zezé Sack e Luís Pimentel para o Pasquim 21

Oscar Niemeyer - Arquiteto

"Cuba é o maior exemplo da América Latina. Tudo o que se refere a esse país me interessa, uma atividade ligada à cultura tem todo o meu apoio"

Ziraldo - Cartunista

"Morro de inveja do país que tem a mais bela história entre todos os países da América Latina."

Ana Arruda Callado - Jornalista

"Quando Marcio Moreira Alves pôde mandar seu primeiro recado à família no Brasil, de Cuba, em 1969, gravou uma fita na qual, em meio a recados afetivos, dizia o seguinte: "Gente, Cuba é a Bahia que tomou vergonha". Lembrei muito desse depoimento quando estive em Cuba anos depois. É que a cultura cubana é muito semelhante à nossa, e a citação à Bahia tem muita razão de ser. A música no sangue, a grande influência da cultura africana, o gosto para festas. Parece mesmo, quando se chega a Havana, que a gente chegou a Salvador. Dentro ainda desse aspecto, foi impressionante para mim a visão de mulheres jovens de cabeça raspada, vestido branco rendado, com santinhos rodeados de pipoca, fazendo seus deveres religiosos em plena rua. As manifestações de fé são mais variadas do que se pensa, naquela ilha onde se lê muito."

Sérgio Corrieri - Pres. ICAP

"Me parece uma idéia magnífica. A cultura cubana e brasileira podem ser compreendidas por esta maravilha de criação - o que é parecido não é igual, é o que torna mais lindo. Neste momento, este site vem completar algo que faltava - o melhor abraço entre Brasil e Cuba"


Entrevista a Zezé Sack e Rodolfo Athayde

Zilda Arns - Médica

"Achei a Ilha muito linda, assisti à apresentação de uma orquestra e um grupo de dança, a música cubana me encanta. Vi um país com dificuldades mas pude observar o alto nível de escolaridade e a baixa mortalidade infantil, isto é da maior importância."

Eduardo Galeano - Escritor:

"Longa e gloriosa história tem a cultura cubana. É muito confusa, em Cuba, a fronteira que separa a cultura popular da outra, como queira que se chame. Recordo, já faz alguns anos, que a revolução havia enviado a Orquestra Sinfônica em turnê pelo campo. E em um povoado da serra, onde jamais ninguém havia imaginado uma visita assim, lhes deram as boas vindas com um grande coro que exortava as pessoas: "A dançar e a gozar com a Sinfônica Nacional!"

Eliades Ochoa - Músico

Roberto Fernández Retamar - Pres. CLA