Em 2001, nove anos após participar do primeiro voo de solidariedade a Cuba, em 1992, a jornalista e produtora cultural Zezé Sack criou a ONG Guantanamera.

Sem fins lucrativos, a ONG era formada por Ziraldo, Alberto Dines, Arthur José Poerner, Jesus Chediak, Ruben Gonzalez, Heloneida Studart, Nelson Rodrigues Filho, Paulo Magoulas, Paula M. G. y Sack, José Roberto M. Lima, Márcia Martins, Teresa J. G. y Sack, Mabel Célia Meinardi, Neila Marize Tavares, José Augusto Ribeiro e Maria Lúcia Z. de Abreu.

Esses membros foram os principais incentivadores da criação do site Guantanamera, que tem como objetivo a divulgação da cultura cubana no Brasil e o intercâmbio entre as culturas cubana e brasileira.

Zezé Sack trabalha com cultura cubana desde 1992. Neste período, participou de documentários para a tv cubana, produção de peças, mostras de cinema, exposições, gravação de CDs com músicos cubanos, além da produção dos shows de Chucho Valdés y Irakere, grupo Sintesis, Los Van Van, Muñequitos de Matanzas e Buena Vista Social Club.

Após uma pausa de 7 anos - entre 2014 e 2021 - e 20 anos após a primeira iniciativa em 2001, o site está novamente no ar, desde o dia 13 de agosto de 2021. O objetivo continua o mesmo: divulgar informações sobre as várias manifestações artísticas de Cuba e os eventos culturais mais importantes da Ilha.

Além do site, as redes sociais (instagram e facebook) também cumprem o papel de estarem sempre atualizadas com a arte cubana.

Equipe do site:

Zezé Sack - Editora responsável
Leila Sarmento - Webmaster
Emília Ferraz - Pesquisa e textos
Lilia Martins - Pesquisa e textos

Contamos também com a preciosa contribuição dos parceiros e amigos:
Noemi Crosas
Dea Barbosa
Annia Rodriguez